Pular para o conteúdo principal

A panela está formada! Carmelo Anthony é do Thunder

Mais uma vez Sam Presti fez chover em Oklahoma. Muito se via de rumores sobre Carmelo em Houston, Carmelo em Cleveland... mas e em Oklahoma? Bom, Oklahoma mesmo não sendo o favorito (mais uma vez) acabou sendo o vitorioso na briga de um dos jogadores mais cobiçados dessa offseason.

(imagem: HoopEdits BR)

Ok. Isso realmente aconteceu. Na noite de ontem (22), Carmelo anunciou os times cujo ele quebraria sua no trade clause para jogar. Entre eles, estava lá, pela primeira vez, o nome do nosso querido Thunder. Daí a ilusão começou. E não é que não era ilusão? Logo pela manhã, quase tarde de sábado (23), veio a famosa WOJ Bomb, anunciando que o Thunder estava enviando Enes Kanter, que tinha um contrato que precisávamos liberar, e Doug McDermott, além de uma pick de 2nd round de 2018, pelo ala 10 vezes All Star, Carmelo Anthony

Carmelo tem contrato por mais dois anos, e sua no trade clause ainda se mantém intacta mesmo ele mudando de time. Isso quer dizer que o ala, durante o contrato, só pode sair de Oklahoma se for pra FA ou algo semelhante ao que ocorreu nessa negociação dele pra cá. De quebra, o ala deixou de lado sua trade kicker que lhe renderia 15% a mais do seu salário. Isso foi importante, visto que o Thunder com sua aquisição, passou sua luxury tax de 12,4 para 27,8 milhões de dólares por infringir o salary cap da liga.

Você pode achar Sam Presti, nosso GM, overrated, fraco, o que quiser. Mas nessa offseason o mínimo que você deve à ele é respeito. Entramos nessa offseason com Oladipo, Sabonis, Kanter e McDermott... e vamos sair com Paul George e Carmelo Anthony. Realmente temos uma organização lixo.



Carmelo vem pra acrescentar e muito pra esse time. Primeiro com sua habilidade, que vem sendo um tanto quanto subestimada por especialistas esportivos. Carmelo é um dos únicos jogadores da história  a ter média de +20 PPG em todas temporadas da carreira na NBA. Em segundo podemos colocar sua experiência. 33 anos com um Thunder que possui um leque de jogadores jovens no elenco, sendo um dos clubes mais jovens da liga. 

Parte tática:

Visto que Roberson é unanimidade no quinteto titular, Melo chega pra jogar na posição 4, ou melhor, PF, o dá mais variedade para nós. E isso não vai ser novidade pra ele. Em Nova Iorque, quando Kristaps Porzingis se machucava, Carmelo era o principal substituto do letão na posição. O time da cidade badalada até pensou em colocá-lo como PF durante toda temporada. Nosso novo jogador não se prenderá só nisso. Quando Roberson descansar, o time volta a ter um "jogo alto", tendo Patrick Patterson e Steven Adams no garrafão, enquanto o trio: Russ, PG e Melo infernizam os adversários no perímetro. 

Tendo Phil Jackson como GM, os Knicks levavam a filosofia de jogo do triângulo a sério. E não funcionava. Tendo D-Rose, que não é um passador rápido, gosta de chamar o jogo. Tendo grande cobrança de movimentação em um Carmelo cheio de lesões com 33 anos. Aparentemente não era o ideal. Por aqui, Melo mudará completamente seu esquema de jogo. Thunder gosta de trabalhar muito com ISOs, usando e abusando de PnR propostos por nossos pivôs. Tendo força física e uma habilidade incontestável, o ala terá os dois trabalhos por aqui: ser isolado e ajudar na isolação, dando uma ajuda e tanto no PnR. E o mais importante: agora Carmelo não é a única estrela do time, nem a estrela do time.

Protagonismo: 

Não tem como contratar dois jogadores que eram FPs nos seus antigos times e pensar como será a relação deles deixando de ser o principal rosto do time. Mas isso não é complicado. Tanto Paul George quanto Carmelo Anthony sabem que esse time tem um dono, e é o MVP, Russell Westbrook. Sim, Melo e PG são jogadores que estão acostumados a terem ISOs para eles. Mas esses dois sabem onde estão e sabem o que precisam fazer. Sabem que agora não tem um time só para eles. Se eles vieram até aqui, não é em busca de ser apenas mais um rostinho da franquia. E sim formar uma grande equipe para conquistarem o tão desejado anel de campeão da maior liga de basquete no mundo. Melo e PG não possuem ego tão alto, então se você teme qualquer tipo de briga interna, relacionamento complicado, pode ficar tranquilo.

Ah, aparentemente a relação já começou com o pé direito




Não tem como ver esse Big 3 se formando e não lembrar daquele antigo, formado pelo próprio Russ com Harden e Durant. Barba e KD são melhores jogadores que PG e Melo, isso não se discute. Mas algo que não se discute também é que esse Big 3 que acabamos de formar é melhor do que o que tínhamos lá em 2010-12. O antigo trio era jovem, chegou na liga como sensação e tinha muito pra dar (e vem dando). Hoje, formamos um trio que podemos chamar de "consagrado". Um trio que precisa se adaptar para que juntos busquem a cereja do bolo, que é o anel de campeão.

O palco está montado e a expectativa para o início da temporada só aumenta! Thunder mostrando cada vez mais que quer se firmar na liga como uma grande franquia e que o time não é só Westbrook, que é capaz sim de trazer um anel pra essa cidade que é tão apaixonada por esse time. 

A panela está formada. #ThunderUP





















Comentários