Pular para o conteúdo principal

#3 Thunder em 7 - Ganhar é bom ou ruim?

Acabou mais uma semana de Thunder! E como já é rotina no Thunder Brasil, cá estou eu para mais um Thunder em 7. Na semana, finalmente as vitórias chegaram. Em quatro partidas, vencemos duas delas, sendo que, as duas em que saímos derrotados, lutamos até o final e, por detalhes, não saímos do lado maior do placar. As vitórias foram contra dois "oponentes diretos", tanto na briga por Playoffs quanto na briga por boa posição no próximo draft. Golden State e New Orleans. 


Foto: Getty


Os jogos foram bem animadores. Nas vitória, solidez do início ao fim. Contra Golden State eu mal considero uma partida, visto que lideramos por 30 pontos (sim, 30 pontos) durante a maioria do tempo. Já contra New Orleans, um bom duelo. Times em reconstrução com peças jovens que não tem medo de arriscar. Prova disso foram os destaques: Shai com 23 pontos, Bazley com 17. No lado de New Orleans, Okafor com 15 e Josh Hart com 12 pontos e 15 rebotes. Nas derrotas, um fator contrário à juventude fez a diferença. Perdemos para Houston e Portland que almejam por título nessa temporada. Com um elenco mais experiente e melhor, derrotas esperadas. 

No episódio da semana passada comentei que nossa maior chance era de vencer Golden State e New Orleans mesmo, aparentemente, não ziquei. 

Nas partidas em questão, Dennis Schröder foi o destaque do time. Como também já dito, precisamos dele bem para o time funcionar. Nessa semana foram duas partidas de 22 pontos e duas de 17, sendo assim, média de 19.5 pontos. Além da pontuação, foram 6.5 rebotes e 4.2 assistências por jogo. Pode parecer cedo, mas com seu volume de jogo aumentando e, mantendo o ritmo de boas atuações, o alemão pode entrar, pelo menos, na discussão para o prêmio de sexto homem da temporada. 

Ao longo da semana percebi que vivemos uma temporada em que as derrotas não tem tanto peso, e vitórias, são indiferentes. A partir daí, visto que não estamos acostumados com temporadas assim, começo a discussão: ganhar é bom ou ruim? Separei então, pontos que mostram os prós e contras em relação ao assunto. 

Para o próximo draft, teremos duas escolhas. A nossa e a de Denver, que não devemos focar muito porque, com certeza, eles irão longe na temporada. Ou seja, dificilmente terão escolha boa. O foco é a nossa escolha que, hoje, nas projeções de acordo com a campanha, seria mais ou menos entre a de número 7-10. Com seis partidas já disputadas, vimos que o time realmente não está focado em escolhas, e essa é uma barreira e tanto, visto que nossos oponentes por escolhas, são mais fracos. Vocês sabem os nosso oponentes. (Knicks, Pelicans...) 

Claramente queremos escolhas boas, então ganhar não é o ideal. Mas vendo nossas atuações, já vimos que o time tende a perder jogos difíceis e, por ter peças melhores em relação aos citados acima, tende a vencer. Com isso, é de se projetar um campanha semelhante à que temos hoje. Independente de trocas, acredito que no final das contas estaremos na loteria (entre os 15 piores). Há de lembrar que nossa escolha é protegida de Top 20, ou seja, nossa pior posição seria a de número 20. 

Pra essa semana, três partidas com potencial de 3-0. Orlando na terça, San Antonio na quinta e Golden State no sábado.  O primeiro e últimos jogos, respectivamente, serão em casa. É a chance de engatar boas atuações de vez caso a intenção real do time seja mesmo brigar por vaga na pós-temporada. 






Comentários