Pular para o conteúdo principal

Thunder 117 @ 115 Sixers | A freguesia é serventia da casa

Seja da maneira que for, a freguesia sempre segue firme de maneiras que menos esperamos, e foi isso que aconteceu na tarde de hoje na Philadelphia. Thunder não perde para o Sixers há 19 jogos, lá em 2008, e hoje a freguesia foi confirmada em um jogo um tanto quanto fora de controle nos minutos finais. Deixo aqui já minha singela homenagem ao movimento #MVPG, que mais uma vez, nos deu a vitória. 

Foto: Bill Streicher/USA Today

Acalmando os ânimos, falemos sobre a parte tática do jogo, que apesar de alguns deslizes nossos, como sempre, tivemos uma boa atuação durante a maioria dele. Comecemos falando sobre nossa defesa, que finalmente decidiu jogar. E precisava, né.

Contra um dos melhores ataques da liga, o mínimo era se esforçar na defesa, e fizemos mais do que isso. Apesar de seguir cedendo bolas que poderiam ser melhores marcadas do perímetro, forçamos 17 turnovers de um dos times que melhor passa a bola na liga. Com isso, nosso jogo de transição funcionava bem. Outro ponto bom da defesa foi a marcação pra cima de Jimmy Butler, que terminou com 5 de 18 nos arremessos. 

Nosso maior problema foi Ben Simmons. Tentamos colocar Russell Westbrook e até Terrance Ferguson na marcação, mas nenhum dos dois deu conta, afinal, o armador de Phila gosta de jogar no garrafão e tem físico bem superior. As coisas melhoraram quando ele começou a ir para a linha do lance livre, deixando 4 pontos por lá. 

Donovan acertou, e muito, no matchup de Steven Adams e Joel Embiid. A cada vez que Joel ia pro banco, Adams também ia. E quando Joel voltava, Adams voltava. O pivô deles pode ter terminado com 31 pontos, mas quem dominou o garrafão foi o nosso neozelandês. Jogadas dominantes no post, rebotes ofensivos importantes e muita agressividade. Embiid conseguia se sobressair apenas quando jogava fora do garrafão. 

O jogo todo foi basicamente isso, com nossa defesa tendo altos e baixos e nos baixos, Phila convertia bolas de 3PT para deixar o jogo equilibrado. Nossa maior vantagem foi no 1Q, de 13 pontos. Mas foi no último período que as coisas esquentaram, principalmente nos minutos finais. 

Tudo começou quando Russ e Embiid, como sempre, se estranharam e já deixaram as coisas quentes no meio do 4Q. Segue o vídeo abaixo:


A partir daí, tudo saiu do controle, principalmente Russell Westbrook. Nosso armador deixou a emoção da rivalidade subir à cabeça e parou de jogar. Erros e mais erros que só prejudicavam OKC. Já no minuto final, Russ errou duas bolas de 3PT e de quebra, cometeu uma falta em Joel Embiid para cobrar três lances livres. Ele acabou sendo expulso pelo excesso de faltas e Embiid, ao converter os três, deixou o jogo empatado em 113. 

Saída de bola é algo comum, e a tínhamos logo após esse conflito. Foi então que Dennis Schröder saiu com a bola e ao ficar cercado por dois marcadores, a deu de graça para Jimmy Butler colocá-los na frente com 6.9s restando. Tudo vinha dando errado e conspirando para mais uma derrota, a sexta em sete jogos. Mas como já dito, a freguesia se mantém de formas inexplicáveis. Bola na mão de Paul George que... é melhor vocês verem com os próprios olhos. 


Jogada de quatro pontos para a vitória! Além disso, foram 14 pontos para o ala no 4Q que, mais uma vez na temporada, resolveu um jogo que parecia perdido para nós. Quando falamos que o ala vive sua melhor temporada da carreira, não há hipérbole alguma. Não acho que seja, mas hoje, #MVPG esteve presente em Phila.

Que a vitória sirva de motivação para nos recuperarmos na conferência. Agora, com campanha de 27 vitórias e 18 derrotas, reassumimos o terceiro lugar. Nosso próximo jogo é na segunda, quando vamos até NY para enfrentar o Knicks no dia de Martin Luther King. 

Rapidinhas: 

- Fomos o primeiro time da conferência oeste a vencer o Sixers no mando deles;

- Terrance Ferguson segue quente no perímetro, 3 de 6 hoje; 

- Dennis Schröder quase nos custou o jogo, mas se não fosse por ele, essa bola de Paul George nem teria existido. Foram 14 pontos no 3Q, sendo que o resto do time fez 12;

- Hamidou Diallo foi mal mais uma vez, mas precisamos entender que isso é uma oscilação de calouro; 

- Terminamos com 23 de 26 nos lances livres (88%);

- Tivemos 28 pontos provindos de erros de Phila; 

- Jimmy Butler foi mal no jogo todo, mas na reta final, fez os últimos oito pontos de Phila com 3-3 nos arremessos, sendo uma de 3PT; 

- Westbrook enterrou pelo segundo jogo seguido. 

Destaques: 

- Paul George: GAME WINNER, 31 pontos, 6 rebotes, 5 assistências e 3 roubos de bola 
- Russell Westbrook: 21 pontos, 10 rebotes e 6 assistências 
- Dennis Schröder: 21 pontos 
- Steven Adams: 16 pontos e 9 rebotes 
- Jerami Grant: 10 pontos, 9 rebotes, 2 tocos e 2 roubos 


Comentários