Pular para o conteúdo principal

Os momentos do Thunder no Natal

Hoje é dia de jogo contra o Houston Rockets, mas vamos além disso... hoje é Natal! Uma das melhores épocas do ano que, felizmente, nos proporciona um dia repleto de jogos do melhor basquete do mundo. Poucos times são escolhidos para jogar no dia 25 de dezembro, e o Thunder, tem tal privilégio desde a temporada de 2010-2011. A prévia do jogo de hoje vai ser diferente, dando enfoque mais no que o Thunder já fez nessa data especial. 



Melhor atuação individual: Kevin Durant vs Denver Nuggets (2010-11)

Era nosso primeiro ano em um jogo de Natal, e com um time ainda próspero, não poderíamos fazer feio na data especial. Kevin Durant fez questão de mostrar que merecíamos uma vaga no dia do bom velinho e com 44 pontos (70% FG/57% 3PT), nos deu a vitória sobre o Nuggets por 114 a 106. Na ocasião nosso quinteto titular era: Russell Westbrook, Thabo Sefolosha, Kevin Durant, Jeff Green e Nenad Krstic. Terminamos aquela temporada em quarto na conferência, perdendo a final de conferência para o então campeão da NBA, Dallas Mavericks. 



O único triplo-duplo de Russell Westbrook: vs New York Knicks (2013-14)

Hoje é comum vermos Russ alcançar a marca. O estranho é quando ele não consegue, já virou rotineiro. Mas se puxarmos cinco anos atrás, o estranho era conseguir. Até o momento daquele jogo, Russ tinha apenas seis triplos-duplos na carreira. O armador se juntou ao seleto grupo de jogadores que conseguiram atingir a marca na data: LeBron James (2010), Billy Cunningham (1970), John Havlicek (1967) e Oscar Robertson (conseguiu quatro vezes nos anos 60). Draymond Green conseguiu também na temporada passada, mas isso não importa. 



Além da marca, esse foi o jogo em que vencemos com maior facilidade. Vitória tranquila de 123 a 94 em pleno Madison Square Garden com KD, Russ e Ibaka somando para 67 pontos. Saudades desse trio, nação? (muita)

O jogo mais quente: vs Miami Heat (2012-13)


O jogo não só marcava o encontro entre LBJ, KD, Russ, Wade, Bosh e Ibaka, mas sim o reencontro dos times que protagonizaram a final da liga na temporada anterior. Com clima quente do início ao fim, o jogo foi o que todos esperavam: um basquete de alto nível entre os dois melhores times da época. Os lances não se restringiram apenas na bola, Russ e Wade foram os protagonistas: brigaram no início do último período e no lance final, onde o ala de Miami contestou um arremesso de Russ que nos daria a vitória e teria cometido falta. A insatisfação tomou conta, mas de nada adiantou. Perdemos por 103 a 97. 

Kevin Durant e LeBron James fizeram um duelo a parte. Foram 33 pontos para KD, cestinha da partida, enquanto LeBron marcou 29. 

O jogo mais empolgante: vs Minnesota Timberwolves (2016-17)


Acredito que não só pra mim, mas o jogo que mais deixou o torcedor empolgado foi há duas temporadas. A fatídica temporada em que perdemos Kevin Durant e Russell Westbrook foi o MVP. O jogo foi em casa contra Minnesota e assim como aquela temporada inteira foi, Russ resolveu as coisas no melhor jeito Russ de resolver. Foram 33 pontos, 15 assistências e 7 rebotes para o armador que teve uma partida dominante do início na vitória por 112 a 100. Steven Adams contribuiu com 22 pontos e Enes Kanter veio do banco com 20. 

Uma prévia para o que estava por vir: vs San Antonio Spurs (2014-15)


O jogo era em San Antonio e não contávamos com Kevin Durant lesionado. Um nervosismo tomava conta do ar, afinal, não tínhamos nosso principal jogador na revanche da última final de conferência contra o atual campeão da liga. Foi então que Russell Westbrook mostrou que tinha sim culhão para ser dono desse time e nos guiou para a vitória de 114 a 106 no Texas. Foi a partida com mais pontos do armador em oito anos de Natal, terminando com 34 pontos e 11 assistências, sendo 10 no período final. 

Os uniformes

A partir da temporada 2012-13 até a última em que a Adidas era fornecedora de material esportivo da liga (2016-17), eram lançados uniformes especiais para os jogos de Natal. E que uniformes. A partir da temporada passada, a Nike assumiu o patrocínio e acabou com os uniformes especiais. Uma grande perda. E aí, queria algum desses? 



Mais uma vez Houston


Na tarde de hoje enfrentaremos mais uma vez Houston no Natal. Enfrentamos eles na temporada passada e nesse jogo, tivemos uma das melhores atuações do tão esperado trio formado por Russ, PG e Carmelo: 75 pontos somados na vitória por 112 a 107. Hoje o cenário muda completamente. O MVP saiu das mãos de Russ para Harden e o jogo será na casa deles. Houston vem vivendo bom momento e subindo na tabela, já estando na zona de classificação para playoffs. Promessa de jogão entre dois times que tem uma pequena rivalidade desde que Harden se mudou para lá. 

A bola sobe ás 18h (Horário de Brasília) e terá transmissão da ESPN 

Balanço geral:

- Além das partidas destacadas, esses foram os outros jogos do Thunder no Natal:

2011-2012: 97 a 89 Orlando Magic (KD 30p)
2015-16: 96 a 106 Chicago Bulls (KD 29p, Russ 26p)

- Sem contar a goleada contra o Knicks em 2013, os jogos tiveram média de 8 pontos de diferença no placar; 

- Temos média de 108 pontos por jogo no Natal, restringindo adversários em 101;

- Russ é o único que participou de todos os oito jogos do Thunder até aqui. Em oito partidas, o armador tem médias de 23.7 pontos por jogo 

Comentários