Pular para o conteúdo principal

Thunder - Jazz | O reencontro do algoz

Após três jogos um tanto quanto inusitados longe de casa, Thunder volta para Oklahoma onde irá enfrentar o Utah Jazz pela primeira vez desde a eliminação na primeira rodada de playoffs da temporada passada. A bola sobe às 23h (horário de Brasília) e não terá transmissão na televisão brasileira. 




Muito mudou depois da emblemática série de playoffs entre os dois times na última temporada. Utah era um time em ascensão, que foi uma das surpresas mais agradáveis da temporada passada, com uma ótima defesa e um calouro que surpreendeu mais ainda: Donovan Mitchell. Oklahoma vivia na empolgação de ter formado um big three com Russell Westbrook, Paul George e Carmelo Anthony. Sabemos o quão errado deu. O momento de hoje é diferente. Temos a melhor defesa da liga e nosso oponente, que não é mais surpresa como foi temporada passada, vem vivendo em irregularidade.

Prova do momento ruim de Utah é a derrota na noite de ontem, em San Antonio, para um desorganizado Spurs por 110 a 97. O time de Snyder e cia não demonstrou praticamente nada contra os comandados de Popovich. Tal jogo pode influenciar diretamente no cansaço do time, que viaja direto para Oklahoma onde concluirá back-to-back.

Teremos uma sequência importante pela frente. Diferente da semana passada em que pegamos dois times bem abaixo (Nets e Bulls), nossa semana será bem mais complicada. Começando hoje contra Utah, na quarta em New Orleans, no sábado, em Denver e domingo contra o Clippers. Não me preocupo muito porque são em jogos assim que o time entra com vontade e joga sério durante os 48 minutos. Algo que não vimos nos dois últimos jogos contra adversários que não demonstravam muita ameaça. No caso, até perdemos para Chicago na sexta.

Ponto-chave do jogo será o duelo entre dois dos melhores pivôs da liga: Steven Adams e Rudy Gobert. Apesar de ter dois rebotes a mais na média, Gobert não funciona sozinho no quesito de rebotes para o time de Salt Lake City. Jazz é apenas o 24º time na liga em rebotes, pegando 43 por jogo. Enquanto isso, somos o terceiro que mais pega, com 49.2. Os rebotes ofensivos também ficam na mesma: Utah é o 24 º (9.2 por jogo), enquanto nós lideramos a liga com 13 por jogo. 

Um ponto curioso no jogo de hoje é que OKC e Utah estão entre os 10 times que mais pontuam no terceiro período. Temos 29 pontos de média no período (terceiro melhor), enquanto Utah tem média de 27 (décimo). Os 12 minutos após o intervalo são o minutos em que os dois mais pontuam durante o jogo. Diferente do comum, em que os times voltam do intervalo sem muito ritmo, deveremos ver um terceiro período agitado. 

Pontuação do Thunder por períodos: 27.1 no 1Q/27.9 no 2Q/29.2 no 3Q/26.9 no 4Q
Pontuação do Jazz por períodos: 26.5 no 1Q/27.6 no 2Q/27.9 no 3Q/25.4 no 4Q

Nos últimos três jogos, ambos os times tem média superior à de 30 pontos no terceiro período, se situando entre os cinco melhores da liga no quesito. Thunder com 31.7 (5º) e Utah com 33.7 (2º). 

Olho nele: É normal que jogadores "comuns" elevem seu nível contra nós. Na lista já temos Iman Shumpert, Juancho Hernangómez... e em Utah temos um dos piores: Joe Ingles. Na série dos playoffs da temporada passada, Joe teve média de 14 pontos com 3.5 bolas de três por jogo e uma média de 45%, também em três pontos. A média normal do ala na carreira é de 7.4 pontos, com 41% de aproveitamento do perímetro. Preparados para passar mais uma noite raiva com o felizardo? Espero que não. 

Prováveis quintetos titulares:

OKC (16-8): Westbrook, Ferguson, George, Grant e Adams
UTAH (13-14): Rubio, Mitchell, Ingles, Favors e Gobert

Horário: 23h00 (Brasília)
Local: Chesapeake Energy Arena (Okahoma City, OK)
Transmissão: League Pass


Comentários